segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Camelôs: Trabalhadores querem trabalhar

Hoje (31/01) pela manhã ocorreu audiência em Pelotas para tratar de um tema que anda causando indignação por parte de trabalhadores da cidade: a construção do chamado pela Prefeitura "Shopping Popular", que segundo os camelôs de popular só tem o nome.

Os trabalhadores compareceram ao Plenário em massa afim de pressionar o poder público da cidade a não aprovar o tal projeto. A sessão que iniciou por volta de 9h terminou com cinco votos a favor, cinco contra e cinco ausências. Esse "empate" para os trabalhadores foi a primeira vitória, já que não obtendo a maioria o projeto foi derrotado.

Mesmo com a realização da audiência a Prefeitura diz que não necessita de aval nenhum para continuar encaminhando o projeto, e demonstra não estar aberta a negociações, como nota-se na matéria publicada no site da instituição ontem. Leia aqui. O Prefeito na matéria indicada diz não entender a insatisfação dos trabalhadores, já que esses, segundo ele, teriam preferência na aquisição das bancas do Shopping Popular.

De acordo com o sr. Jacques Moraes, entrevistado hoje na manifestação organizada pelos trabalhadores do camelódromo, a Prefeitura deixou claro que vai construir o Shopping e que em 45 dias todos serão retirados do atual abrigo dos camelôs. Segundo ele é um verdadeiro absurdo pagar R$ 480,00 mais água, luz e condomínio, sendo que em POA, onde a população é bem maior se paga R$ 500,00. Fora isso os trabalhadores estão indignados pelo fato de terem que dividir espaço dentro do Shopping com lojas de grandes comerciantes da cidade que terão espaço lá dentro.

Jacques afirmou que já houveram inúmeras tentativas de negociação com a Prefeitura, como por exemplo aumentar o espaço do atual camelódromo para abrigar os ambulantes que encontram-se no centro da cidade, mas não houve aceitação de nenhum tipo de negociação.

Mais uma vez a Prefeitura de Pelotas demonstra sua real preocupação com os trabalhadores da cidade, ou seja, nenhuma. Pois se fosse verdadeira a vontade de construir algo para melhorar a vida de todos as coisas poderiam se resolver na base do diálogo, algo que parece ser de outro mundo para a atual gestão.


Manifestantes dirigindo-se a frente da Prefeitura

Em frente a Prefeitura


Nenhum comentário: