sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lula em Pelotas: O presidente participou das inaugurações da UFPel

“O Brasil nunca foi tão respeitado no mundo como ele é hoje”, afirmou o presidente ao referir-se sobre a dívida que o país conseguiu pagar de 30 bilhões ao FMI



O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Ministro da Educação Fernando Haddad, estiveram em Pelotas hoje (21) para inauguração do Campus Porto da Universidade Federal de Pelotas, onde as novas instalações da Reitoria e das Faculdades de Enfermagem, Letras e Nutrição estão localizadas.

No início da tarde já começava a se formar uma fila de pessoas a fim de participar da cerimonia. Crianças, adultos, jovens e idosos se preparavam para prestigiar a presença de Lula. O público que esteve no evento foi recepcionado pela Banda da Escola Municipal Ferreira Viana.

A programação do Presidente na Universidade começou com uma demonstração do curso de Nutrição. Logo em seguida todos se encaminharam ao palanque, aonde Jonas Rodeghiero (coordenador geral do DCE/UFPel) iniciou os pronunciamentos.

Jonas falou com entusiasmo sobre a reconstrução da área onde estão localizadas as novas instalações da UFPel, que no passado abrigavam fábricas e, com o fechamento das mesmas, muitas pessoas ficaram desempregadas. “Aqui agora é lugar de trabalho, geração de renda e produção de conhecimento”, afirmou o estudante referindo-se à nova fase da localidade. O estudante reivindicou políticas de permanência nas universidades federais.

O Prefeito de Pelotas Adolfo Fetter Junior, sob vaias do público, cumprimentou as autoridades presentes no evento, agradeceu a vinda de Lula e reconheceu os investimentos do governo federal feitos na cidade.

O terceiro a se pronunciar foi o Reitor da UFPel César Borges. Ele falou sobre a história da região e da importância do renascimento do prédio para o uso da Universidade, revitalizando o patrimônio que agora é público e deu destaque em sua fala ao programa Vizinhança, que leva as crianças da redondeza para dentro da universidade na participação de projetos educacionais, ambos fruto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (ReUni).

O Ministro da Educação, Fernando Haddad falou sobre sua visita com o Presidente ao Rio Grande do Sul a quatro Universidades inaugurando obras, algo inédito, segundo ele desde o regime militar. “O Presidente Lula pode entrar de cabeça erguida dentro de uma universidade, o último que entrou foi Jucelino Kubitscheck”, afirmou. O ministro também destacou a conquista da liberação de fiador para conseguir bolsa para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) anunciado ontem (20) pelo Presidente Lula. Haddad afirmou que com esses programas de apoio À educação do governo, o Brasil vai chegar em pouco tempo a 10 milhões de estudantes universitários, alcançando assim o patamar dos países desenvolvidos.

Sob fortes aplausos e gritos de quem lá estava, o Presidente Lula iniciou seu discurso que mais parecia uma conversa entre amigos. Com oscilações de brincadeiras e seriedade, o presidente arrancou risadas e entusiasmo do público ali presente. Ele falou de quando não haviam chances para pessoas de baixa renda entrarem para a universidade e das críticas que recebeu por parte da elite relacionadas a seus programas para a área da educação. Enfatizou a importância da continuidade de seus programas para que o país possa continuar avançando em políticas sociais: “O Brasil nunca foi tão respeitado no mundo como ele é hoje”, afirmou o presidente ao referir-se sobre a dívida que o país conseguiu pagar de 30 bilhões ao FMI. Lula declarou que pensava que se um trabalhador governasse um país e falhasse, nunca mais conseguiria ter um trabalhador eleito Presidente da República novamente.

Hoje, ele diz ser muito agradecido ao apoio e à compreensão do povo brasileiro. “Eu tenho orgulho, porque o legado que vou deixar para esse país não é universidade, não são as estradas ou ferrovias, o legado que vou deixar nesse país é que eu posso um dia, quando eu estiver bem velhinho lembrar que um belo ano do século XXI, o povo mais humilde olhando o seu presidente viu: 'se esse cara foi Presidente eu também posso ser'”, afirmou Lula que finalizando sua fala foi ovacionado pelo público que gritava seu nome.

O Presidente não foi embora sem antes cumprimentar e tirar fotos com as pessoas que se encontravam na inauguração.

Nenhum comentário: