segunda-feira, 21 de junho de 2010

Segundo ciclo do curso de formação da INTECOOP inicia no dia 03/07

O primeiro Ciclo de Formação da INTECOOP-UCPel, que visa preparar os participantes para dar suporte aos empreendimentos de economia solidária incubados pelo NESIC chegou ao fim. O processo é descrito no site como “uma atividade de mão dupla: os estudantes aprendem a partir da realidade prática dos grupos de economia solidária; os grupos de economia solidária aprendem a partir do conhecimento teórico que os estudantes trazem da universidade; todos aprendem juntos, fazendo e refletindo sobre aquilo que fazem”.

Foi nesse contexto, de teoria na prática, que se encerrou essa primeira etapa. No sábado os alunos do curso visitaram três empreendimentos de economia solidária e passaram o dia trocando experiências e principalmente aprendendo que uma nova forma alternativa de trabalho, baseado na cooperação, na solidariedade e na cidadania é possível.

O primeiro empreendimento que recebeu os alunos foi a Feira Ecológica ARPASul. Dona Jurema, com toda sua simpatia e disposição contou um pouco da trajetória do empreendimento e respondeu aos questionamentos do grupo. A Feira que já está com 15 anos de existência em Pelotas, trabalha com alimentos orgânicos. Pode ser encontrada: Terça-feira (Manhã - Av. Bento Gonçalves); Quinta-feira (Tarde – Largo do Mercado Público) e Sábado (Manhã - Av. Dom Joaquim e Av. Duque de Caxias).



No fim da manhã o grupo seguiu para conhecer o empreendimento de reciclagem de lixo FRAGET que realiza um trabalho de suma importância para o meio ambiente. O grupo trabalha com catadores de lixo e ainda recolhe lixo em empresas para comercialização.
A última parada foi no empreendimento de assentados do MST em Piratini, a COOPAVA, que trabalha com a comercialização de leite, além de produzir os alimentos para sustentação de seus cooperados. A visita foi recepcionada por um delicioso almoço e o carinho de dois dos cooperados que fazem parte da presidência da cooperativa.


O segundo ciclo do curso começa no dia 03/07 e as inscrições são de 28 a 30/06. A segunda etapa é uma continuação da primeira e apenas os participantes do primeiro ciclo poderão fazer parte do segundo. Os interessados deverão se inscrever novamente na Central de Atendimento da UCPel no Campus I. O valor de investimento é de R$ 20,00. Esse é um módulo mais profundo e terá exposições teóricas, além de oficinas e outras atividades. Nesse momento os alunos terão um contato mais próximo dos empreendimentos e poderão começar a colocar em prática os ensinamentos passados pelo curso de formação.



> 1° Foto: ARPASul
> 2° Foto: FRAGET
> 3° Foto: COOPAVA

*Matéria postada também no Blog da RádioCom: http://radio-com.blogspot.com/

Nenhum comentário: