sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Moradores protestam por morte de idoso na faixa de segurança

Moradores da Rua Prof. Araújo, em frente ao condomínio Largo Vernetti protestaram hoje (26/11) em solidariedade ao falecimento de um idoso de 80 anos que foi atropelado há uma semana atrás por um ônibus da empresa Conquistadora, quando atravessava pela faixa de segurança. A manifestação pacífica pede uma atitude do poder público em relação a sinalização mal feita no local, além de um semáforo no local.


Sexta-feira . 19/11/2011 . Rua Prof. Araujo 2149 . Pelotas . RS


Eli Golande (artista pelotense) que mora atualmente em São Paulo, presenciou o acidente. De passagem pela casa dos pais, ele criou um blog chamado Cruzando a Faixa para chamar a atenção da comunidade sobre o ocorrido, além de várias intervenções na localidade do acidente. Em entrevista ao Programa Contraponto disse: "numa via onde existe uma faixa de segurança, ou seja, supostamente, um atropelamento sobre a faixa, que foi o que aconteceu é inaceitável, seria algo improvável. Não somente se pede providência em relação a sinalização, mas também fiscalização".

O jornalista e morador da localidade, Regis Oliveira destacou: "há uma semana atrás uma vida foi perdida. Isso ocorre porque hoje em dia nós temos um verdadeiro descalabro no trânsito de Pelotas. O governo municipal é completamente omisso, não toma uma posição a respeito das questões do trânsito em Pelotas. Foi muito fácil para o atual Prefeito Fetter Junior colocar asfalto no Centro e transformar a cidade de Pelotas em uma verdadeira pista de fórmula 1, porque onde é que está a responsabilidade pela fiscalização que é da Prefeitura? Onde é que estão os agentes de trânsito, que são péssimamente remunerados nessa cidade?

>Confira o áudio da entrevista no local da manifestação destacado no Contraponto de hoje:


>Entrevista com José Nilton Velasques Fagundes, filho do idoso de 80 anos que foi morto:



>Imagens e textos do Blog Cruzando a faixa

Foi pintada uma cruz em meio à faixa de segurança, assim que consumada a fatalidade do acidente.
Assim, esta informação era comunicada a todos a partir de uma 'intervenção urbana'.




"Desta vez, a ação seria diferenciada e seriam utilizados 'stickers' -adesivos colados no meio urbano, também conhecidos como pós-grafite (www.grupoarac.com). E o alvo também mudara: agora eram os pedestres, que cruzariam a faixa.


Acredito que estes sejam os responsáveis em potêncial pela reivindicação de mudanças necessárias a serem feitas neste cruzamento.
Não pretendia aborda-los quando atravessavam a rua, mas criar uma relação íntima de diálogo.
Discutir a questão no ambiente particular de cada uma das pessoas que eu conseguisse atingir.
Me utilizei de uma técnica de colagem que consiste em colar um adesivo na sola do calçado de uma pessoa, para que a mesma perceba o conteúdo desse adesivo somente posteriormente, num 'contexto particular'

*Todas as fotos foram retiradas do Blog Cruzando a faixa.

Nenhum comentário: